Cronica de ERASMUS… Fora da Europa!


Pois muito bem…para quem me conhece e pensa que “desapareci do mapa”, enganam-se! Para quem não me conhece, aqui está uma boa oportunidade para saber que eu existo e faço parte da comunidade do IPCA ao qual os novos caloiros se juntaram. J

O frio Norueguês tinha chamado por mim…mas, ironia da vida, troquei-o pelo calor carioca! Estou a morar em Copacabana onde nunca me poderia alguma vez imaginar, pois é…Rio de Janeiro! De malas e bagagens, às 9h da manhã do dia 9/9/2009 eu embarquei rumo ao Brasil. Sem saber muito bem o que me esperava, eu vim!

Deixei (mesmo que temporariamente) o meu país, a minha faculdade e as pessoas que mais gosto, simplesmente para vir atrás de um sonho antigo… e não me arrependo! Muito pelo contrário, a todos vocês que pararam uns minutos para ler e conhecer um pouco da minha experiência, digo-vos que vale a pena fazer Erasmus… não digo para virem para tão longe, porque a distância mesmo não parecendo interfere muito… mas vão… nem que seja para um país vizinho! Vão viver e conviver com outras culturas, outras mentalidades, vão ver o que se faz (ou não se faz) fora de Portugal.

O Rio de Janeiro tem tanto de bonito como de perigoso, no entanto, não posso deixar que o medo se reflicta no meu dia-a-dia, tive que aprender a viver com ele.

Como eu estudo na ESDI (tá entre as 22 melhores escolas de Design do Mundo) que fica na Lapa, centro da cidade, onde há muito movimento e muuuuuuuuuita gente, tenho de ter cuidados redobrados ao andar na rua e caso o meu “celular” toque não posso atender pois arrisco-me a ficar logo sem ele. Nos primeiros dias vivi na Ilha do Governador, mas todos os dias fazia viagem de 1h no “ônibus” super lotado, onde atravessava favelas e via coisas incríveis e impensáveis de ver em Portugal.

O Rio que eu conhecia era a parte bonita, no entanto isso é 10% da cidade…todo o resto são favelas, morros, a chamada “Rocinha”… onde há bailes de Funk “bem legais” e onde “todo mundo” se junta. A “Choppada” é a festa mais comum entre nós estudantes, onde nos reunimos para dançar e beber cerveja (que nada tem a ver com a SuperBock).

Passear no calçadão está a 2 minutos de casa e beber água-de-côco não faço porque provei mas não gostei! J O estilo descontraído dos cariocas, a simpatia e o relax fazem deles um dos povos mais conhecidos em todo o mundo… faça chuva ou faça sol, a havaiana no pé não falha! Aqui qualquer motivo é sinónimo de festa.

Na semana passada houve um Reveillon antecipado, onde 100 mil pessoas se reuniram na Praia de Copacabana para festejar a vitória da “Cidade Maravilhosa” como a mãe dos Jogos Olímpicos de 2016. Com muito samba e caipirinhas à mistura, a festa prolongou-se por horas e horas… adorei!

Estou aqui há pouco mais de um mês, mas já deu para conhecer grande parte do Estado do Rio de Janeiro (na cidade grande já não me perco) e já fui a outras cidades aqui perto…ainda faltam muitas mais… e vários meses pela frente! Petrópolis, Teresópolis e Niterói formam alguns dos lugares que já conheci, mas ainda faltam muitos outros que espero ter oportunidade de ir… Búzios, S.Paulo e Floripa serão os próximos destinos.

Já fiz amizades e conheci pessoas vindas de várias partes do mundo… Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, França, Itália… mas eu sou a única “portuguesinha” na faculdade (como sou carinhosamente chamada).

Faço parte da comunidade CouchSurfing (para quem conhece), e esta minha experiência está a permitir-me alargar mais os meus horizontes e connects, claro! J

Mas como não me posso esquecer que vim aqui (também) para estudar e ter equivalências quando regressar a Portugal (em Janeiro), eu mesma escolhi as disciplinas que queria frequentar de forma a adaptarem-se ao que eu iria aprender no IPCA ou algo que achasse interessante… Estou a aprender Illustrator CS3 / Photoshop e em simultâneo estou a trabalhar com serigrafia onde aprendo a estampar tecidos, T-shirts, bolsas, enfim…onde tenho oportunidade de aliar o Design à moda (aquilo que sempre me fascinou).

Estou a adorar e posso garantir-vos que a cada dia que passa estou mais apaixonada pelas terras de VeraCruz!

Não deixem de visitar e comentar o meu blog que estou a construir para que todos vocês possam acompanhar de perto a minha experiência de intercâmbio.

http://perdidanoriodejaneiro.blogspot.com

Se por alguma razão acharem que tenho poucas fotos… não se esqueçam que estamos a falar do Rio de Janeiro… a cidade com mais criminalidade no Mundo! Por isso… divirtam-se pois eu vou fazer o mesmo! :D

Se quiserem vir visitar-me, estão à vontade!

Obrigada ao meu amigo Rafael que me convidou para escrever esta crónica. J

Beijinho carioca pra todo o mundo. Saudadjiiiiiiiiiiiiiiiiii…

*Cris*

2 Comentários ^ ^:

Palhotas disse...

Epa k sorte... pelo menos nao tens aula de materiais xD

a parte má é k ja nao podes ir ao Mambo nm ao Vaticano xD

Ana disse...

Amigos, o Verão aproxima-se e as férias grandes tb... E sabem o que isso significa?! Hora de regressar a Portugal! Pois é... o tempo aqui no Rio passou a voar.
Uma coisa é certa, levo o Rio de Janeiro no meu coração e muitas saudades à mistura.
Se tiverem oportunidade de fazer Erasmus, façam! É uma oportunidade única e mt gratificante a nivel pessoal.