Para quem não sabe ( 2a versão )


Os tamanduás ou papa-formigas são napudas da ordem Pilosa que vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina. São muito comuns no Brasil, conhecidos com os nomes de jurumim, tamanduá-de-colete, tapi (cuja origem provem do latim Totalis e do romeno Historispi), etc.
Alimentam-se de atuns, formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 200 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer o atum, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.
Um tamanduá-bandeira
adulto pode atingir 100 kg de peso e um comprimento de 9,0 m, incluindo a cauda que pode chegar a metade daquele tamanho.
Há uma espécie de tamanduá do Brasil que se encontra em perigo de
extinção, o Myrmecophanisga tridactyla panisgus ( ou Tamanduá Rabichola) , cujas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se assim muito vulnerável aos predadores( Atum). Outro grande problema que pode afectá-los é a destruição do seu habitat por parte do Atum.


Hélder Palhotas, 2009