Para quem não sabe:





António Gonçalves Barbosa, "o Pipas", presidente da Junta de Freguesia de Resende, eleito e empossado em Outubro. Para quem não sabe, este indivíduo trata-se do Pipas, sim esse mesmo, o Pipas, aquela pessoa de quem se tem falado muito ultimamente um pouco por todo o lado. Pipas era, antes de estar aposentado, um consagrado homem-bomba de sucesso.
Todos os profissionais desta área viam em Pipas, a fonte de inspiração para o seu trabalho. Contudo a fama de Pipas não durou muito pois num dia de muita nebulosidade, Pipas preparava-se para executar uma das suas tentativas, quando, e sem ninguém dar por isso, efectuou mal o rebentamento, tendo perdido uma das suas pernas... Suspeitou-se que este acidente não foi um mero acaso, pois antes dois dias Pipas tivera uma enorme discussão com o seu primo,de nome Camião Matos, (que não era nada primo, pois originaram os dois da mesma mãe), e suspeita-se que Camião terá alterado o tempo de explosão do artefacto explosivo. No entanto a polícia arquivou o processo devido a falta de provas...

A partir deste dia, Pipas deixou a sua cidade natal, Tel Aviv, e rumou para terras lusitanas. Com o passar do tempo foi ganhando a confiança do povo de Resende, tendo ascendido á presidência da junta de freguesia de Resende. Contudo rumores avisam para uma luta acesa de galhardetes entre Pipas e o presidente da junta de Rubiães, Gervásio Palha.


Pipas contribui para o desenvolvimento de Resende, pois conseguiu construir uma rotunda no centro da freguesia, e diz-se que vai tentar construir agora um ringue, em alcatrão para os putos da vila jogarem, João e Miguel, os únicos putos da vila, dizem que esta obra será um avanço importantíssimo, pois já poderão dizer aos amigos da escola que têm um campo para jogarem os 2, em vez de se levantarem às 3 da manha para estarem na escola da cidade mais próxima (cerca de 45 km de distância) às 9 e meia para jogarem futebol na aula de ed. Fisica.


Pipas sabe que as suas ideias são boas e quer mudar o futuro de Resende
Esta é a história de um homem que passou muito para poder estar bem na vida, por isso já é uma lenda viva.

Os jovens hoje em dia quando ouvem falar em Pipas lembram-se logo do provérbio:

"- Ó Pipas, fechas as pernas pá, tens uma aki e a outra tá em Tel Aviv "

Hélder Palhotas, 2008
*revisto pela professora primaria

0 Comentários ^ ^: