Quem é Nuno Coelho?!


Nuno Coelho nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 1976.
Vive e trabalha no Porto, Portugal.

Master em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona.Licenciado em Design de Comunicação/ Arte Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi bolseiro Erasmus na École des Arts Plastiques et Visuels de Mons/ Bergen, Bélgica.

Na actividade como Designer freelance explora colaborações com outros designers, artistas, arquitectos, músicos e fotógrafos, operando nas diversas vertentes do Design de Comunicação. Desenvolveu trabalhos para diversas entidades em Portugal, Alemanha, Espanha, Noruega, Palestina e Reino Unido, nomeadamente: Ministério da Cultura - Instituto das Artes, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Universidade do Porto, Museu da Quinta de Santiago - Câmara Municipal de Matosinhos, Museu da Imagem, Encontros da Imagem de Braga, Clube Português de Artes e Ideias, Atelier João Nunes, Atelier João Machado - Cor da Imagem, A-lab, The Cube, entre outros.

Organizou as exposições "Uma Terra Sem Gente para Gente Sem Terra" (Lisboa e Berlim, Alemanha), “Undesign” (Porto, Lisboa, Almada, Castelo Branco, Caldas da Raínha e Hannover, Alemanha), "Viarco" (Porto) e “Peter Saville” (Porto). Participou nas exposições “Passaporte” (Porto), “No Limiar do Risco” (Guimarães), “Whatever Lomo” (Porto, Lisboa, Viana do Castelo e Torres Vedras), “100 Desenhos” (Porto e Vila Nova de Gaia), "Transform Zone" (Portalegre), "Este é o Meu Corpo (Braga), "Mediações" (Tuy, Espanha), "Lusolounge" (Berlim, Alemanha) e “Europa Ausstellung”, exposição inaugural do MOYA - Museum for Young Art (Viena, Áustria).

Foi seleccionado na área de Design Gráfico para a mostra nacional Jovens Criadores nas edições de 2001 (Porto), 2002 (Coimbra), 2004 (Silves) e 2006 (Montijo). Nesta última foi também seleccionado na área de Ilustração. Na edição de 2004 o seu trabalho foi considerado como proposta vencedora e consequentemente representou Portugal na XII Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo 2005 em Nápoles, Itália.

Paralelamente mantém uma actividade como DJ privilegiando desde sempre as actuações associadas a projectos artísticos e instituições culturais. Foi convidado para actuar no Museu Serralves, Bienal da Maia '99, Expo’98, Festival Blue Spot, entre outros eventos. Também actuou na Alemanha e no Reino Unido.

Foi convidado para escolher a banda sonora e actuar em palco em “Solistas”, espectáculo de Né Barros, que teve estreia no Teatro Rivoli no Porto em 2005 e com reposição no auditório do Balleteatro no Porto em 2007.

Organiza mensalmente as “Compact Discothèque” no Porto que, na edição de 2005, foi um dos Projectos Tangenciais da programação da Experimenta Design, Bienal de Lisboa.

0 Comentários ^ ^: