Um dos mais recentes alunos do IPCA, é uma jovem promessa para a bocia portuguesa, a sua enorme destreza e seus reflexos já deram frutos, na grande competição realizada em frente a cantina onde alem de ganhar a condecoração máxima, a medalha de ouro, subiu ao pódio para ‘’cantar’’ o hino da sua terra. Fica o vídeo gravado por uma câmara de vigilância oculta colocada pelo ABC no local.
Para quem não sabe:
Bocia
somente para pessoas que tem deficiencias e é jogado por 2 pessoas ou 2 equipes. Bocia ou bocha é uma modalidade que requer concentração, coordenação, controle muscular, precisão, trabalho em equipe, cooperação e estratégia. Destinada a pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade motora e utilizadores de cadeira de rodas, a competição consiste em lançar bolas (vermelhas ou azuis) o mais próximo possível da bola branca. Assim vence o jogador ou a equipe que aproximar mais a bola, que podem ser impulsionadas pela mão, o pé ou com a ajuda de um dispositivo auxiliar.
O jogo de bocia é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, que consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros
PS.: Diga-se desde já que este homem, não tem nenhuma deficiência, nem esta a tentar ofender ninguém, simplesmente é uma brincadeira e espera-se que seja vista como tal.